Pular para o conteúdo
barras-preta

NOSSA ATUAÇÃO

COMO NOS ORGANIZAMOS

NOSSA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS ESTÁ ORGANIZADA EM TRÊS PILARES DE ATUAÇÃO:

Educação: : Queremos contribuir para assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, pois acreditamos que esta é a base para o desenvolvimento pleno do indivíduo e da sociedade.

Capacitação e Gestão: Contribuímos para o fortalecimento institucional da gestão pública e de organizações sociais, para que cumpram seu papel na promoção de oportunidades.

Assistência Social: Temos o desafio de acabar com a pobreza em todas as suas formas, erradicar a fome e reduzir as desigualdades sociais e a vulnerabilidade. Para isso, promovemos a inserção econômica e o acesso a direitos básicos.

PERCENTUAIS DA CARTEIRA

*Composição da carteira de 2022.

SELEÇÃO DE PROJETOS

O Instituto Ambikira apoia organizações sem fins lucrativos formalizadas que atuem prioritariamente nos Estados São Paulo e Rio de Janeiro e que contribuam para reduzir as desigualdades por meio da educação, assistência social ou capacitação e gestão.

Para selecionar os projetos, todos os anos abrimos um edital que descreve os critérios de qualificação e avaliamos novas propostas. Se você atua em uma organização que se enquadra nesses critérios, fique atento ao próximo edital e ao prazo de inscrição. Caso o edital esteja fechado, você pode encaminhar informações mais detalhadas sobre sua organização e sobre o projeto para o qual busca apoio para contato@ambikira.org.br. Estamos sempre abertos para conhecer e estudar novas oportunidades de investimento social.

VIDAS TRANSFORMADAS

CONHEÇA ALGUMAS HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE FORAM BENEFICIADAS POR PROJETOS APOIADOS PELO INSTITUTO AMBIKIRA.

“Sempre digo que o Ismart foi a oportunidade mais transformadora de minha vida, pois abriu portas para experiências maiores. Sempre tive sonhos grandes e ambiciosos, mas tinha poucos recursos para alcançá-los. Hoje, após alguns anos recebendo apoio, vejo que os aprendizados me tornaram apta a sonhar cada vez mais e a conquistar cada vez mais também. Sou uma pessoa mais autoconfiante, com um senso de comunidade fortalecido, que entende e valoriza a própria jornada e a de pessoas com trajetórias similares”.
Sofia Oliveira
Aluna da Harvard University e bolsista apoiada pelo Ismart
“A minha filha Thalyta nunca tinha ficado com ninguém até entrar no Instituto Pró-Saber SP, que fica no bairro onde moro, o Paraisópolis. Com o tempo, ela foi se adaptando e aprendendo tudo, como o convívio social e a escrita. Ela começou a ter contato com livros e a ler. Hoje ela tem prazer em pegar um livro e sempre chega em casa compartilhando muitas histórias. Nós não tínhamos o hábito de ouvir histórias, mas agora isso faz parte de nossa rotina. O Pró-Saber é um lugar para as crianças aprenderem o companheirismo, a paixão pela leitura, a disciplina. Eu gostaria que todas as crianças tivessem essa oportunidade”.
Fabiana
Mãe da Thalyta, aluna do Instituto Pró-Saber SP

PROJETOS APOIADOS

CONHEÇA AS ORGANIZAÇÕES QUE COMPÕEM A CARTEIRA DO INSTITUTO AMBIKIRA.

Vila Missionária, São Paulo/SP

Transforma a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social oferecendo projetos de apoio escolar, iniciação profissional, cursos técnicos e contribuindo para que tenham uma educação de excelência e sejam incluídas no mercado de trabalho.

Campos Elíseos, São Paulo/SP

Resgata a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhando seu desenvolvimento desde a primeira infância até a velhice através de projetos de educação, assistência social, acolhimento de pessoas em situação de rua e idosos, bem como profissionalização e reinserção social.

Bela Vista, São Paulo/SP

Apoia famílias em desvantagem social através da formação de mulheres para o mercado de trabalho e do atendimento a crianças na primeira infância, utilizando a educação como instrumento de inclusão social.

Pedreira, São Paulo/SP

Oferece as ferramentas para o desenvolvimento de jovens em situação de alta vulnerabilidade social através de oportunidades de reforço escolar e qualificação profissional nas áreas de robótica, informática, criatividade e inovação.

Paraisópolis, São Paulo/SP

Oferece oportunidades educacionais de qualidade, na educação infantil e no ensino médio, bem como cursos profissionalizantes, reforço escolar e biblioteca.

São Paulo/SP

Desenvolve e inspira jovens brasileiros para que sigam os seus sonhos e mudem o Brasil e o mundo, criando lideranças inquietas e transformadoras pelo estímulo a experiências acadêmicas de excelência e apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Jardim São Luis, São Paulo/SP

Atende crianças, jovens, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social do Jardim São Luís e suas adjacências, na Zona Sul de São Paulo, implementando ações de educação, cidadania, saúde, meio ambiente, esporte e cultura.

São Paulo/SP

Fornece ferramentas para a formação pessoal e profissional de jovens brasileiros pela capacitação técnica e formação de professores, ampliando as opções de futuro dos jovens e preparando-os para a entrada no mercado de trabalho.

São Paulo/SP

Instituição de ensino superior e de pesquisa, sem fins lucrativos, que oferta bolsas de estudo para jovens de baixa renda provenientes de todo o País nos cursos de administração, economia, engenharia e direito com foco na formação de líderes inovadores.

Atuação em São Paulo/SP

Oferece atividades educacionais para jovens de todo o Brasil, voltadas para inserção produtiva, geração de renda, desenvolvimento de competências socioemocionais em redes públicas de ensino, formação para a defesa dos direitos humanos, desenvolvimento comunitário, saúde e cidadania.

Rio de Janeiro/RJ

Contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes com alto potencial, oriundos de famílias de baixa renda, através da assistência social e da formação acadêmica, cultural e ética, possibilitando que sejam agentes transformadores de suas vidas e famílias e de seu entorno.

São Paulo/SP

Qualifica jovens para o mercado de trabalho desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais via acesso à educação profissionalizante de qualidade, aumento no repertório cultural, orientação comportamental, orientação no início da carreira profissional e apoio na conquista do primeiro emprego.

Jaguaré, São Paulo/SP

Promove a inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade social pelo desenvolvimento de competências socioemocionais e de habilidades técnicas e pelo apoio à empregabilidade.

São Paulo/SP

Colabora para que pessoas com deficiências tenham educação de qualidade na escola comum via projetos de pesquisa, formação continuada de educadores, advocacy em educação inclusiva e controle social, contribuindo para que redes de ensino de todo o País tenham a equidade como valor fundamental.

São Paulo/SP

Concretiza o pleno potencial profissional de jovens talentos acadêmicos de baixa renda através de oferecimento bolsas de estudos em escolas de excelência e orientação profissional desde o ensino fundamental até o ensino superior.

Complexo da Maré, Rio de Janeiro/RJ

Desenvolve o potencial de jovens afetados pela desigualdade e violência – em sua maioria moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro – promovendo atividades esportivas, educacionais, de assistência social e de empregabilidade.

Campo Limpo, São Paulo/SP

Promove o desenvolvimento comunitário e acolher famílias em situação de pobreza por meio de programas nas áreas de educação, cultura, geração de renda, desenvolvimento comunitário e qualidade de vida.

Paraisópolis, São Paulo/SP

Garante o direito de toda criança de ler e brincar, por meio da alfabetização e do fomento ao ecossistema educacional da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, mobilizando jovens, famílias, escolas e comunidade.

Complexo da Maré, Rio de Janeiro/RJ

Apoia a efetivação dos direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré via atendimento direto à população local, produção de conhecimento sobre o território e incidência em políticas públicas.

São Paulo/SP

Melhorar o Brasil impulsionando a qualidade e equidade da educação básica por meio de advocacy nacional para a implementação de políticas públicas educacionais, produção de estudos, mobilização da sociedade e de lideranças e o monitoramento contínuo dos indicadores educacionais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Rio de Janeiro/RJ

Contribui para a redução da desigualdade social e promover o desenvolvimento humano de famílias residentes nas comunidades do Rio de Janeiro por meio de acolhimento, capacitação para o trabalho, geração de renda e fortalecimento das lideranças comunitárias.

São Paulo/SP

Apoia famílias com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social oferecendo um atendimento multidisciplinar que engloba psicologia, nutrição, pedagogia, renda, reforço escolar e parentalidade e contribuindo para que alcancem o pleno exercício de sua autonomia e cidadania.


São Paulo/SP

Com cinco programas e uma modalidade de acolhimento, colabora para que crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, em situação de alta vulnerabilidade social e afastadas de suas famílias por determinação judicial, possam se desenvolver plenamente e transformar suas histórias.

CAPACITAÇÃO E GESTÃO


Atuação no Estado de São Paulo

Engaja e desenvolve pessoas e instituições por intermédio de tecnologias sociais e voluntariado. Em uma de suas frentes, assessora lideranças de Organizações da Sociedade Civil por meio de cursos e consultorias, visando a consolidação dos processos de gestão para melhor atendimento das demandas sociais.


São Paulo/SP

Cria uma rede de profissionais públicos capaz de potencializar o setor, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos a quem mais precisa e promovendo a redução das desigualdades por meio do apoio a governos na pré-seleção, na alocação e no desenvolvimento de talentos.